AMOR Pr. Elias Pessoa: Dízimos um propósito de Deus

Dízimos um propósito de Deus


Dízimos um propósito de Deus
legal.pastor@hotmail.com  Pastor Elias Pessoa
Não há dúvida que Deus ama o dízimista. Mas, para entender sua vontade para os dias de hoje, precisamos examinar as passagens que discutem o dízimo. Pesquisemos brevemente o ensinamento bíblico sobre este assunto.
O dízimo antes da lei de Moisés
Antes que Deus revelasse uma lei escrita a Moisés, para governar os descendentes de Israel, encontramos duas ocasiões quando homens deram ou prometeram dízimos a Deus. Depois do resgate de pessoas e de bens que tinham sido tomados de Sodoma numa guerra, Abraão deu um dízimo a Melquisedeque, o sacerdote de Deus

(Gênesis 14:18-20).
18  E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19  E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20  E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Mais tarde, Jacó (o neto de Abraão) prometeu devolver a Deus 10% de sua prosperidade

(Gênesis 28:22).
22  E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

O dízimo na lei de Moisés
É indiscutivelmente claro que Deus ordenou o dízimo na lei que ele deu através de Moisés. Muitas passagens mostram essa exigência
por exemplo,

(Levítico 27:30-33;)
30  Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
31  Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
32  No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.
33  Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.

 Números 18:21-32;
21  E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.
22  E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
23  Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,
24  Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
25  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
26  Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos.
27  E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar.
28  Assim também oferecereis ao SENHOR uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do SENHOR a Arão, o sacerdote.
29  De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do SENHOR; de tudo o melhor deles, a sua santa parte.
30  Dir-lhes-ás pois: Quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos levitas.
31  E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.
32  Assim, não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, para que não morrais.

Deuteronômio 12:1, 6, 11-14, 17-18;
1  ESTES são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a terra.
6  E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.

11  Então haverá um lugar que escolherá o SENHOR vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao SENHOR.
12  E vos alegrareis perante o SENHOR vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança.

Aqui em Deut:12,13-14 diz  que você não pode dá os seus dízimos em qualquer lugar, ou seja, só na sua própria igreja que você faz parte, você pode da uma oferta alçada.  
13  Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires;
14  Mas no lugar que o SENHOR escolher numa das tuas tribos ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno.

Queridos, existem pessoas que querem fazer o que querem com o dízimos (exemplos compra cesta básicas, remédios, ou dá alguém da família e etc.)no verso: 17 diz que você não deve comer em sua casa ou melhor você ter o domínio, cuidado Deus manda você levar a casa do tesouro que é a igreja, olha o que diz o verso 18. Você deve comer na casa do senhor.
17  Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão.
18  Mas os comerás perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o SENHOR teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.

(Deuteronômio26:12-15).
12 Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
13 E dirás perante o SENHOR teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e as dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi os teus mandamentos, nem deles me esqueci;
14 Delas não comi no meu luto, nem delas nada tirei quando imundo, nem delas dei para os mortos; obedeci à voz do SENHOR meu Deus; conforme a tudo o que me ordenaste, tenho feito.
15 Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel.
Você dizer olha aqui pastor Elias Pessoa o verso:12 diz que ele foi quem deu o dízimos os pobres.
Eu chamo a sua atenção para a parte que diz no verso 12 então os darás ao levita, o levita morava dentro da casa de Deus e ele é que distribuía para os pobres.

O dízimo era uma característica da relação especial entre Deus e o povo escolhido de Israel

(Deuteronômio 14:22-29).
22  Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
23  E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.

Nenhum estudante da Bíblia pode negar a necessidade do dízimo, sob a lei de Moisés.
Sempre que as pessoas se referem à lei de Moisés, é importante lembrar que Deus deu essa lei aos israelitas, descendentes de Abraão especialmente escolhidos. A manutenção dessa lei era necessária para mostrar que eles eram um povo separado, escolhido

Dízimos esta na lei do Senhor
 (Êxodo 19:5-6;) 5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
6  E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

 (Deuteronômio 26:16- 19).
16  Neste dia, o SENHOR teu Deus te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os pois, e cumpre-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.
17  Hoje declaraste ao SENHOR que ele te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz.
18  E o SENHOR hoje te declarou que tu lhe serás por seu próprio povo, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos.
19  Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao SENHOR teu Deus, como tem falado.

. Não devemos roubar o Senhor nem duvidar da sua providência e justiça
(Malaquias :3,7-12)
7  Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8  Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9  Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10  Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11  E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12  E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.


O dízimo no Novo Testamento
Mandamento de obediência  
(Mateus 28:18-20)
 18  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

 (Mateus 23:23)
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

 (Lucas 11:42)
42  Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.

Não devemos dá o dízimos e nos exalta
  (Lucas 18:9-14)
9  E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
10  Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
11  O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
12  Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
13  O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
14  Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

 (Hebreus 7:1-9). 1  PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2  A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3  Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4  Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5  E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6  Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7  Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
 8  E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
9  E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.

O que a bíblia diz no Novo Testamento a respeito das coletas?
 Igrejas devem fazer coletas e os cristãos darão de acordo com segundo o seu coração

(1 Coríntios 16:1- 2)
1  ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
2  No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
 Temos que dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações
 
(2 Coríntios 9:6-7)
6  E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
7  Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
 Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros recursos, no serviço de Deus.

Não seja avarento ame a obra de Deus
(Colossenses 3:1-2).
1  PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;


3 comentários:

  1. Não podemos misturar dizimos com contribuição volutária. O dizimo não tinha e nem tem nenhuma associação com dinheiro (Deut. 14:22-29), era alimento (mantimento) para sustento dos levitas, sacerdotes e necessitados, representados pelos órfãos, viúvas e estrangeiros.

    Jesus não ensinou a Sua igreja a dar dizimos. Vemo-lo em Mt 23.23,censurando os fariseus por darem prioridade ao ato de dizimar em detrimento do mais importante da lei que era exercer a justiça, a misericórdia e a fé. Neste tempo a igreja ainda não havia sido inaugurada e a Lei ainda estava em voga, pois Cristo ainda não havia morrido e, por conseguinte o Novo Testamento ainda não tinha sido iniciado (Hb 9:7). Por esta razão, Ele fala que os fariseus, deveriam primeiramente procurar fazer o que Ele disse em relação a cumprir a justiça, misericórdia e fé, sem contudo, deixarem de cumprir a lei, a qual lhes era obrigatória, como continuar dando dízimos, pois eles eram judeus.

    Com a instauração do Novo testamento, nasce a Igreja, isenta da lei e das obrigações, quais Jesus pagou por nós na cruz. Por isso, não vemos o dizimo sendo ensinado no Novo Testamento. O que vemos são ensinos concernentes às contribuições sem um percentual fixado, mas que deva ser voluntário, sendo estes para um propósito específico que é o auxilio do necessitado, assim como o dizimo foi estabelecido no tempo da lei. A igreja primitiva mostrou que havia aprendido essa lição, quando compartilhou seus haveres com os demais que não tinham e Deus abençoava, prosperava e fazia a igreja cair na graça de todo o povo. (Atos 2).

    A igreja não será julgada pelo fato de dar dizimos ou retê-lo, pois estes, sendo uma obra da lei, deixou de existir na cruz, assim como o sábado, e a circuncisão que também foram mandamentos antes da lei ser estabelecida, mas ficaram sem valor para os cristãos gentios neste tempo da graça.

    Amar a obra de Deus é amar a Deus e amar a Deus, consiste em primeiro amar o nosso semelhante fazendo por ele o que queremos que Deus faça por nós. (Mateus 25:35-43)

    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  2. A paz
    Querido dízimos é um ato de fé e de amor a obra de Deus.
    Eu só não entendo por que as pessoas se preocupam com o fato de não da o dízimo,
    Pergunta para você, quando você dízimos ou oferta como você se sente?
    Bem não é? Sabe por que isso é de Deus e não importa o que o responsável vai fazer com o dinheiro que você deu.
    Sabe o que eu acho é que à maioria das pessoas que fala dos dízimos são amente do dinheiro, desculpa a minha sinceridade.
    Dízimos também é uma forma de contribuição só muda o nome, assim como a oferta é para manutenção o dízimos também no geral.
    A paz para todos

    ResponderExcluir
  3. A paz
    Querido dízimos é um ato de fé e de amor a obra de Deus.
    Eu só não entendo por que as pessoas se preocupam com o fato de não da o dízimo,
    Pergunta para você, quando você dízimos ou oferta como você se sente?
    Bem não é? Sabe por que isso é de Deus e não importa o que o responsável vai fazer com o dinheiro que você deu.
    Sabe o que eu acho é que à maioria das pessoas que fala dos dízimos são amente do dinheiro, desculpa a minha sinceridade.
    Dízimos também é uma forma de contribuição só muda o nome, assim como a oferta é para manutenção o dízimos também no geral.
    A paz para todos

    ResponderExcluir