AMOR Pr. Elias Pessoa: CURSO DE DIACONO

CURSO DE DIACONO


                  Estudo para diacono
Pr. Elias Pessoa 2012  
legal.pastor@hotmail.com
A palavra diácono tem um significado muito simples. Veio transliterada da língua grega diretamente para a portuguesa. Na língua original, quer dizer "servo"

Para que existem os diácono¿ ( ler a passagem de Moises que o seu gero falou para ele)
Tudo indica que a função, conquanto se evidencie no Novo Testamento com este nome, já existia na sociedade hebréia. Moisés tinha os seus auxiliares, porque seus afazeres extrapolavam a sua capacidade humana. Tinha ele, portanto, um pugilo de homens que atendiam a segmentos mais particulares do povo de Deus.
 
Na Igreja Apostólica, atribui-se ao relato de Atos 6:01-06  a instituição diaconal. Por ele, verificamos que a função foi criada para que os pastores fossem assistidos, havendo quem cuidasse dos misteres materiais da comunidade cristã.
Atos:06, ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

Os diáconos  indicados deve ser pessoas de qualidade espiritual, exemplo para os mais novos e inspiração para todos, Os requisitos exigidos dos diáconos são muito claros na Escritura e estão relacionados em Atos 6.3;
 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio e
1Timóteo 3.9-13.
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
10  E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
11  Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12  Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
13  Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Como deve ser os diáconos?
O diácono deve ser confiável, cheio do Espírito Santo, cheio de sabedoria, respeitável, pessoa de palavra, temperante, não ganancioso, ter uma consciência limpa, irrepreensível, que bem administre os problemas de sua família, que seja um marido fiel, bom pai, que tenha boa reputação, prudente, equilibrado, acolhedor, tenha capacidade de ensino, não levante conflitos, seja tolerante e calmo. E Paulo acrescenta no caso das diaconisas: não sejam maldizentes (segundo a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, não faladeiras), moderadas, e fiéis em tudo.

Refletiremos sobre essas qualidades, objetivando ter uma visão abrangente,

GENTE DE CONFIANÇA
Não poderia ser mais claro: o diácono há de ser uma pessoa confiável. Isso significa ser alguém em cujos olhos você lê caráter, honestidade e olhar sincero. É uma pessoa em quem não há falsidade. No livro de Jó, a falta de confiabilidade é coisa própria do ímpio. O capítulo 8, versos 14 e 15 desse livro dizem que  Jó:08,14  Cuja esperança fica frustrada; e a sua confiança será como a teia de aranha.
15  Encostar-se-á à sua casa, mas ela não subsistirá; apegar-se-á a ela, mas não ficará em pé.

Muita gente entrou em contato com Jesus e Seu ministério. O Evangelho de João declara que o Mestre não confiava em todos, como está expresso em 2.24: "Mas Jesus não confiava neles, pois a todos conhecia". Mesmo na comunidade cristã, havia pessoas a quem faltava essa abençoada qualidade. É o caso de Diótrefes, cujo comportamento é censurado e os irmãos alertados por não ser uma pessoa de confiança, (3Jo 9, 11).
Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10  Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
11  Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

 Paulo também menciona pessoas no meio dos primeiros discípulos, como é o caso de Alexandre (cf. 1Tm 4.14).
14  Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
15  Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
16  Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Pois é; um diácono, uma diaconisa há de ser pessoa de altíssima confiança, e que compreende o alto relevo de sua função no ministério entre o povo de Deus.

CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
A base para a entendermos está em Efésios 5.18: "Não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito". Por incrível que possa parecer, há um paralelo entre a intoxicação alcoólica e o ser cheio do Espírito. Quando alguém se embriaga, seu andar, seu falar, seu tocar estão controlados pelo espírito do vinho, pelos seus vapores. Quando alguém está cheio do Espírito, seu tocar, seu falar, seu caminhar estão controlados pelo Espírito de Deus.

LEMBRE-SE
Sua personalidade, então, faz diferença pela influência altamente positiva sobre as pessoas para as quais sua vida se torna exemplo de entrega, dedicação e consagração. É uma pessoa santa, no sentido real da palavra: é uma pessoa diferente.


EM  Ef:05, E UM BOM EXEMPLO PARA O DIACONO
 
Ser imitador de Deus (v.1);·

  Andar em amor (v.2)
·

 andar prudentemente (v. 15);·

  não ser insensato (v. 17);
·

  Falar a modo de louvor (v.19)
·

  Dar graças a Deus por tudo, mesmo as amargas lições da vida (v.20)
·

  Sujeitar-se em amor e no temor de Jesus Cristo a outras pessoas (v.21).
·
E, ainda,


 

SABEDORIA
Diácono  como conselheiro e auxiliar do seu pastor  mais tem que ser sábio.


Um breve exame da presença desta virtude nas páginas do Antigo e do Novo Testamentos:

¨ "Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria..." (Pv. 3.13a);

¨ "A sabedoria é suprema; portanto, adquire a sabedoria... Estima-a e ela te exaltará; abraça-a, e ela te honrará"" (Pv. 4.7, 8);

¨ "Não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade; em toda a sabedoria e entendimento espiritual" (Cl 1.9);

¨ "Andai com sabedoria..." (Cl 4.5a).


RESPEITO É BOM...
O diácono se faz respeitar e respeita. Não ensina a Palavra que "a quem honra, honra"? (Rm 13.7).Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.



PALAVRA FIRME
A característica do diácono, de acordo com a Palavra, é  firmeza. Timóteo:3,  8  Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
 "Quando fala digas 'sim', quando for sim, e 'não', quando for não. Tudo o que passa disso é obra do Diabo"
(Mt 5.37). 37  Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Assim é o caráter diácono.

O DIACONO TEM QUE SER
Uma pessoa sincera e cuja palavra é firme. Mas não se confunda sinceridade com falta de educação. "Eu sou muito franca", diz alguém, e em seguida faz uma exibição gratuita de má educação social.

TEMPERANÇA
Nem oito, nem oitenta: temperança. A característica diácono é solicitada basicamente com respeito à sua sensibilidade e em estar alerta para com as necessidades da igreja. Como auxiliar do seu pastor, o diácono são os olhos da igreja para detectar que família ou irmão tem necessidades especiais e urgentes.  Diz a biblia
(Atos:6.1)ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

Não esqueçamos que o mesmo apóstolo Paulo que, pela inspiração do Espírito diz, "os diáconos sejam... não dados a muito vinho" é o que afirma pelo Espírito, "E não vos embriagueis com vinho, em quem há devassidão, mas enchei-vos do Espírito".

A TENTAÇÃO DA GANANCIA


O texto de 1Timóteo 3.
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
O Apóstolo quer deixar explícito que a inveja e ganância  não combinam com as altas qualidades do diácono

A TENTAÇÃO DE MAMOM
No Sermão da Montanha, está registrada a palavra de Jesus que diz, (Mat:06,24) "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (riquezas)


CONSCIÊNCIA LIMPA
Esta característica diaconal é até acentuada no Salmo 24, 03-04 no qual Davi, o poeta, faz a seguinte pergunta, (V,3) "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu lugar santo?" A resposta óbvia, a seguir diz, "O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente".

Não pode ser de outro modo, a Palavra de Deus salienta que "se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2Co 5.17). Esse é o caráter do diácono cristãos; da nova criatura em Cristo, purificada pelo sangue de Cristo, do que tem a consciência limpa.


O DIÁCONO TEM QUE SER PROVADO
Como ensina o texto de 1Timóteo 3.10: E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
 Os candidatos a diáconos se mostrarem irrepreensíveis e  exerçam o diaconato.
a postura do diácono há de ser absolutamente correta. Não pode ser objeto de comentário, censura ou observações por parte de quem quer que seja. No trato com os irmãos em Cristo, perfeitamente correto; com os descrentes, cordial e respeitoso.

Diáconos são facilitadores muito especiais da Obra de Jesus Cristo. Nada que eles façam deve ser para embaraçar, atrapalhar, prejudicar o bom testemunho e o crescimento do Reino de Deus. Daí, a necessidade de correção nas palavras, justeza nas ações, boas intenções nos pensamentos porque o que fizer, mesmo inconscientemente, resultará em benefício ou prejuízo para a Causa do Senhor, e glória do Seu Nome.


O DIÁCONO COMO CHEFE DE FAMÍLIA
Segundo a Escritura Sagrada, o diácono deve ser um padrão como chefe de família. 1Tm 3.12  Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
O que o texto sagrado quer deixar claro é que deve ser o diácono um bom, um exemplo de marido, deixando esposa e filhos tranqüilos,




BOM MARIDO E BOM PAI
É como diz o texto sagrado: "O diácono seja um bom pai (1Tm 3. 12)..


Deste modo, Paulo inicia suas instruções com relação às diaconisas. Tudo o candidatos homens ao diaconato tem A dignidade de ensinar a sua mulher a não murmura , não maldizentes, ajuizadas, fiéis em todas as coisas" (1Tm 3.11,
 Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.)


QUE FAZ UM DIÁCONO?
Quais as funções de um diácono na igreja evangélica?
ü  qual a sua tarefa básica?


ü   O diaconato é chegada ao sacerdócio.
ü   Ele ora pela transformação do pão na carne de Cristo e do vinho no Seu sangue.
ü  Ele é responsável  pelos os necessitados de alimentos (cestas básicas).

Reflexão:  ainda é a pergunta ("Que faz um diácono?")

 SERVE AS TRÊS MESAS. 
 Os diáconos são responsáveis por três mesas:
A Mesa dos Pobres
Cuidando dos Necessitados

Deuteronômio 15:
11  Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.

Tiago 1: 27  A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Gálatas 6 : 10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Romanos 12 : 13 Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

Filipenses 4 : 19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

À MESA DA IGREJA
João 12 : 2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

João 6 : 11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.

Marcos 6 : 37 Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer.

I Timóteo 5 : 8Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

 
À MESA DO PASTOR.


Hebreus 13 : 7Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

I Timóteo 5 : 17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

I Timóteo 6 : 1 TODOS os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.



A Mesa dos Pobres é a ação beneficente  visitação, triagem e distribuição dos gêneros.

A Mesa da Igreja ¨È a celebração memorial da morte de Jesus Cristo (Ceia do Senhor,)

A Mesa do Pastor cuidado do Pastor da igreja e sua família que não passem privações econômicas pelo fato de tantas vezes sofrerem calados pressões financeiras fazendo-o, vezes tantas, buscar uma segunda fonte de renda para poder dar dignidade aos seus,


REFLEXÕES SOBE O DIÁCONO
A palavra Diácono significa ("servir, ministrar", "serviço, ministério") aparecem cerca de setenta vezes no Novo Testamento.
Diácono é, então, Deus é o diácono por excelência,
Salmo 23.Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
E Jesus Cristo, o diácono sem igual, que serve a mesa do Seu povo, como diz Marcos 10.45, "o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

TODA UMA HISTÓRIA
Há toda uma história por trás da instituição do diaconato. Está relacionada com o evento registrado em Atos 6.1-6 (seleção e consagração dos Sete para ajudar os Doze na distribuição de ajuda às viúvas gregas.)
Atos 6.1-6
 ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

 


O DIÁCONO E SEUS FUNDAMENTOS


O diácono é o oficial eleito para dedicar-se especialmente à:

• Obras o sociais;
• Arrecadação de recursos para fins piedosos;
• Cuida dos pobres, doentes e inválidos órfãos e viúvas;
• Zelar pela ordem e reverencia nos lugares reservados ao serviço divino;
• Exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.
 • Recepção e indicação de lugares
• Auxiliar na Ceia do Senhor
• Ajudar na cerimônia batismal
• Orientar a reverência no recinto da igreja
 •  Escala de diáconos responsáveis pela limpeza e proteção ao patrimônio da igreja
 • Descrição da ação social realizada no mês
 • Publicação de uma prestação de contas dos recursos utilizados no mês.
•Zelar pela boa aparência da sua igreja.
•Procurar manter tudo organizado e em bom estado de uso para os cultos.
•Ele deve saber de tudo o que a igreja possui, e as necessidades da sua igreja.
• Impedir que alguém contribua para a desordem.
•Recolhe hinários, pastas e papéis que ficarem sobre as cadeiras, deixando-os já prontos organizados para os    próximos cultos ou trabalhos na igreja.
•Apagar as luzes dentro e fora da igreja.
•Fechar a igreja corretamente depois que todos saírem.
Esta sempre alegre e cheia do Espírito Santo para recepcionar os irmãos.
• Orar ao Senhor, pedindo-lhe orientação e benções para o trabalho que será realizado.
• Ficar à porta recepcionando os irmãos e visitantes que forem chegando, tratando-os muito bem para que possam retornar.
• Pedir e fazer sinal de silêncio às pessoas que chegarem conversando.
• Permanecer à porta, posicionado de forma a ter uma boa visão da rua e do templo.
• Mostra exemplo de ordem, reverência na igreja.
• Exorta os irmãos e visitantes quanto às conversas paralelas ou desordens provocadas.
• Acompanhar atento todos os atos do culto.
• Está sempre atento ao olhar do pastor, verificando se o Pr. Não está precisando de alguma coisa.
• Verificar sempre a cada culto, se no púlpito há: água, copos, óleo ungido, cadeiras suficientes, caneta, harpa, cantor cristão, a disposição dos ministros etc.
• Auxiliar os irmãos e visitantes no momento da leitura da palavra, como também no momento do ofertório
•Ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres (priorizar o Reino de Deus).
•Ser constante, dizimista e ofertante, demonstrando assim exemplo para os demais irmãos da fé.
•Ser irrepreensível na moral, sãos na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida.

Tudo, porém, seja feito com decência e ordem 1 Coríntios 14:40


DIÁCONO NA EVANGELIZAÇÃO
Atos 6:10 e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.

No exemplo bíblico de Estevão, o diácono evangelizava, visitava aos membros, enfermo, e promovendo a integração dos neófitos, (o que está para receber ou acabou de receber o batismo) e quanto à área externa dando estudo bíblico e visitando as pessoas interessadas.




RECOMPENSAS PARA UM DIÁCONO FIEL

A honra concedida por Deus: Se alguém me serve, siga-me, e, onde Eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servi, o Pai o honrará (João 12:26). O reconhecimento da igreja de Cristo e maior firmeza na fé: Pois os que desempenham bem o diaconato alcançam para si mesmos, justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus (I Timoteo 3:13). Lembrança graciosa de Deus: Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos (Hebreus 6:10).


“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para o homem” (Colossenses 3:23). “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribui a cada um segundo as suas obras” (Apocalipse 22:12).
Que Deus lhe abençoe.


10 REQUISITOS BÁSICOS PARA O OFICIO DE DIÁCONO


1. SER VOCACIONADO: O que faz válido um oficio de diácono é a vocação, de modo que ninguém pode executá-lo correta e ordenadamente sem haver sido chamado antes por Deus. A eleição do diácono é uma evidência de que Deus vocacionou aquele irmão para este oficio.

2.SER DISCÍPULO DE JESUS CRISTO: Os diáconos eleitos pela igreja são escolhidos entre os discípulos de Jesus Cristo (Atos 6:1,3).

3. TER BOA REPUTAÇÃO: O diácono precisa e teve ter o reconhecimento perante a igreja e a sociedade de uma vida digna (Atos 6:3).

4. SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS: Como todo o bom cristão, o diácono precisa e necessita ser cheio do Espírito Santo, para desempenha as suas atividades dignamente, demonstrando alegria, paz, amor longanimidade e mansidão ect...

5. SER UM CRISTÃO RESPEITÁVEL: O diácono deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração por parte de todos na igreja.

6.SER CHEIO DE SABEDORIA: Sabedoria concedida pelo Espírito Santo para saberem como resolver os problemas que existem e os que vão surgi.

7. TER UMA SÓ PALAVRA: Não deve ser um difamador ou mexeriqueiro, não deve ser alguém que pense uma coisa e diga outra totalmente diferente, não deve ser uma pessoa que diz uma coisa para pessoa e algo diferente para outra.

8. DEVE CONSERVAR O MINISTÉRIO DA FÉ COM A CONSCIÊNCIA LIMPA: O diácono deve conservar-se firme na revelação graciosa de Deus, com a consciência pura, sem contaminações intelectuais, espirituais e morais (II Tm 3:9).

9. NÃO COBIÇOSOS DE SÓRDIDA GANÂNCIA: O diácono não pode ser alguém que lucra desonestamente. O lucro em si não é pecaminoso, contudo ele pode ser torna vergonhoso se sua obtenção passa a ser o nosso objetivo primário  a glória de Deus.

10.SEJAM PRIMEIRAMENTE EXPERIMENTADOS: A conduta do diácono deve ser tão boa que ninguém tenha do que o acusar. Este reconhecimento deve ser por parte da igreja e também da sociedade. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se (eles) se mostrarem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato (I Tm 3:10).


11 comentários:

  1. A Paz do Senhor ,
    Aprendi muito ! Só gostaria de dar uma sugestão... Esse fundo preto com letras brancas dói muito a vista .

    ResponderExcluir
  2. ola a paz do senhor ;gostei destas informações e muito importante para os nossos diaconos;porque receptividade de um
    bom diacono tambem ganha almas para jesus.
    DANIEL GARCEZ .PB. OBPC- são sebastão-sp

    ResponderExcluir
  3. muito bom que deus abençoe sua vida

    ResponderExcluir
  4. muito bom que deus abençoe sua vida

    ResponderExcluir
  5. Muito rica essa aprendizagem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito rica essa aprendizagem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Muito rica essa aprendizagem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Sobre as mesas, faltou a mesa do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Sobre as mesas, faltou a mesa do Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo estudo
    É de grande valor para o ensino na igreja.

    ResponderExcluir